Psicoterapia – Português e Inglês

Adolescentes, Adultos e Família

Ninguém hesita em ir ao médico quando está fisicamente doente. Mas e se a ‘mente’ estiver em sofrimento?

Todos nós trazemos medo, traumas e inseguranças para dentro dos nossos relacionamentos. Nós somos a soma de nossos relacionamentos e experiências. Ambos afetam como vemos a nós mesmos, os outros e o mundo, e também como nos sentimos sobre essas coisas.  Entretanto, o primeiro passo para superarmos os nossos medos é estarmos dispostos a encará-los. Deixar de enfrentar nossos medos, se esquivando da dor e de experiências desagradáveis, pode nos limitar, e impedir o nosso aprendizado e crescimento.  O processo psicoterapêutico, além de abordar o tratamento de problemas psiquiátricos diagnosticáveis, tem também o propósito de ajudar o cliente a atingirem metas mais amplas, transformações e crescimento em ambientes específicos, com o intuito de desenvolverem o seu potencial através da mudança comportamental e diminuir a esquiva de experiências difíceis.

A Psicoterapia Analítica Funcional (FAP), abordagem no qual Ms. Priscila Rolim é Certificada, foi desenvolvida baseada nos princípios do behaviorismo radical e é considerada uma das terapias de Terceira Onda, juntamente com a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) e a Terapia Comportamental Dialética (DBT), entre outras (Hayes, Masuda, Bissett, Luoma, & Guerrero, 2004). É uma terapia que surgiu no início dos anos 1990 nos Estados Unidos. Foi desenvolvida por Robert J. Kohlenberg e Mavis Tsai, que uniram um sólido conhecimento teórico à experiência clínica acumulada por eles ao longo dos anos.

A FAP é fundamentada em uma visão de psicologia e influência social que integra a ciência comportamental contextual (CBS) com a crescente ciência da conexão social, incluindo como as conexões sociais afetam o funcionamento psicológico. A abordagem também pode ser usada em conjunto com outras vertentes comportamentais tradicionais ou quando a capacidade do cliente para se relacionar com os outros constitui o núcleo da dificuldade.

O modelo propõe que o comportamento novo e mais útil pode ser modificado durante o processo psicoterapêutico através da forma de responder alternativa do terapeuta com relação aos problemas ou melhoras do(a) cliente que ocorrem durante a sessão. O pressuposto terapêutico é de que é mais fácil lidar com comportamentos reais relevantes dentro de sessão do que falar sobre ele.

Uma outra abordagem que poderá ser utilizada durante as intervenções é a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT, em inglês). A condução através desta abordagem representa uma perspectiva sobre a psicopatologia que enfatiza o papel da esquiva experiencial, ou seja, a pessoa afetada tende a seguir um padrão de vida no qual evita deliberadamente os eventos privados (pensamentos e sensações) com funções verbais aversivas (catalogadas como sofrimento, mal-estar, ansiedade, depressão, etc.) e assim acaba por vezes amplificando os sintomas.

A ACT baseia-se em três pilares que são treinados juntos em terapia:

Aceitação: entende-se uma ação ativa e consciente de experienciar todo e qualquer evento psicológico, sem julgá-lo. Significa tratar “sentimentos como sentimentos; (…) pensamentos como pensamentos; (…) sensações como sensações”.

Escolha: implica decidir fazer algo com o que ocorre no presente, já que não se pode alterar a história vivenciada de um individuo.

Ação: seria o comprometer-se com as mudanças possíveis, de acordo com o que cada um valoriza. O comprometimento com a ação é observado quando o cliente é capaz de demonstrar ou relatar sobre os comportamentos específicos e atividades significativas que provavelmente resultarão diretamente no desempenho ideal.

A psicoterapia trata-se de um processo colaborativo baseado na relação entre um indivíduo e um Psicoterapeuta. Você e seu Psicoterapeuta trabalharão juntos para identificar e mudar os padrões de pensamento e comportamento.

No momento em que você terminar seu processo, você não só terá resolvido o problema que o levou ao consultório. Com certeza terá aprendido novas habilidades para que você possa lidar melhor com os desafios que surgirem no futuro.

Entre em contato para agendar uma consulta E-mail

Abrir What's
Agende
Olá, agende aqui sua consulta
Powered by