Facebook
ideias
abril 08, 2022

Por que o autoconhecimento é importante?

A maioria de nós só se conhece superficialmente. Nós podemos nomear o que gostamos, livros e programas favoritos, mas podemos estar menos inclinados a ter uma autoconsciência mais profunda – do tipo que conecta os pontos entre nosso passado e presente ou capta como nossas emoções podem estar guiando nosso comportamento.

Às vezes, quando a vida se torna particularmente estressante ou agitada, podemos experimentar uma transformação extraordinária. Ou podemos nos desconectar de nós mesmos e nos perdermos.

Aqui estão alguns dos maiores motivos para fazermos terapia:

Respondendo de forma mais eficaz à vida.

“Obter uma compreensão mais profunda de nós mesmos nos ajuda a ser responsáveis ​​– ou capazes de responder – o que significa que podemos responder à vida, em vez de reagir”, diz Joey Hulin, professor de meditação baseado em Cornwall, Reino Unido, e autor do livro “Seu Almanaque Espiritual: Um Ano de Vida Consciente”.

A introspecção mais profunda evita que nos afoguemos em situações e emoções difíceis, permitindo-nos tomar decisões mais sábias e ponderadas.

“É a diferença entre ser completamente consumido pelo estresse e ter a capacidade de perceber quando nos sentimos estressados ​​e, em seguida, corrigir o curso para estar mais firme e equilibrado”, diz Hulin.

Não permitir que emoções não resolvidas involuntariamente ditem nossas ações.

Mesmo sem perceber, muitos de nós nos apegamos à raiva, tristeza, vergonha e outras emoções que às vezes surgem de maneiras surpreendentes e confusas. É preciso ter coragem para olhar para dentro e encontrar histórias que nem sequer conhecíamos.

Descobrir e entender emoções enterradas nos ajuda a voltar ao banco do motorista e navegar em nossas vidas, criando a vida que realmente queremos.

Conhecer a nós mesmos também nos ajuda a criar uma vida mais significativa e satisfatória. Porque quando você entende seus verdadeiros anseios e valores fundamentais e reserva um tempo para processar suas emoções, pode realizar ações que constroem uma vida autêntica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?