setembro 17, 2019

Mindfulness e saúde emocional

Nos últimos anos, a atenção plena (ou Mindfulness) tornou-se um elemento básico de saúde mental e bem-estar em empresas como Spotify, Google, Goldman Sachs e outras. Alguns empresários inovadores têm se voltado para o mindfulness em busca de construir as habilidades de inteligência emocional necessárias para enfrentar as situações altamente estressantes.

O Google por exemplo, possui um treinamento de conscientização para seus funcionários, que se baseia nos benefícios comprovados da meditação. O programa ensina algumas habilidades de inteligência emocional necessárias para intensificar foco, lidar com estresse, estimular a criatividade e incrementar a resiliência.

Há uma razão pela qual as empresas estão incluindo isso como um requisito para suas equipes: funciona, de várias maneiras, e para diferentes participantes. A atenção plena foi pensada para ajudar de várias formas, mas as mais significativas incluem a redução da ansiedade, o aumento da produtividade e a contribuição para uma escolha de estar presente, aumentando assim, várias habilidades, incluindo a tomada de decisão. Como esses benefícios são preferenciais para os funcionários, eles também são ótimos para empreendedores e provavelmente podem ajudar você a administrar melhor os seus negócios.

Por que a atenção plena é importante

Atenção plena é sobre a qualidade da conscientização que ocorre quando prestamos atenção a nós mesmos, aos outros e ao mundo que nos cerca de uma certa maneira. Jon Kabat-Zinn se refere a ela como a conscientização que surge quando prestamos atenção de modo deliberado, no momento presente e de maneira imparcial. Entender por que reagimos de certas maneiras a diferentes situações pode ajudar as pessoas a assumirem maior controle de momentos estressantes no dia a dia. 

Uma intervenção feita em 2015 durante um estudo utilizando a Psicoterapia Analítica Funcional e Mindfulness, forneceu evidências de que essa combinação pode aprimorar uma intervenção tradicional de Mindfulness breve tradicional, aumentando a experiência de conexão social e, ao mesmo tempo, fornecendo benefícios em relação ao estado de atenção plena.

Como todo mundo está procurando algum tipo de eficácia no tratamento, assim como conhecer melhor as nossas emoções para caminharem  na direção que escolhemos, ao invés de reagimos ou tentarmos evitá-las, a atenção plena, combinada com o processo de autoconhecimento pode ter um grande benefício.

Esse é um texto informativo e não tem o objetivo de esgotar o assunto ou substituir consulta com um profissional especializado. Caso você se identifique com o texto, sugiro procurar a ajuda de um profissional que tenha conhecimentos teóricos e experiência prática na área.

Texto de autoria da Psicóloga e Professora Priscila Rolim.

  1. AffiliateLabz disse:

    Great content! Super high-quality! Keep it up! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir What's
Agende
Olá, agende aqui sua consulta
Powered by